sexta-feira, 13 de abril de 2012

Policiais do PROERD do 14º BPM são recepcionados pela direção da Escola Ratary.

Policiais militares educadores do PROERD do 14º BPM, comandado pelo Major João Henrique dos Santos Plutarco Rodrigues Lima, no dia 12/04, foram recepcionados pela Direção da Escola Ratary, Maria de Lourdes Ferreira (diretora), Francisca Lidiane Elias Diniz (Vice), pelos professores, e é claro, também pelos alunos daquele educandário.

Os educadores proerdianos: os capitães Dedeu e Cavalcante, os tenentes Bernardo e Batista, o SGT Gerailton e o CB Arimatea, desenvolvem o trabalho de combate a droga e a violência nas escolas da cidade de Sousa – PB, dentro do programa denominado PROERD, que abrange todo país.

Na oportunidade, a direção da escola, professores e alunos os recepcionaram com um coffee break, além das atividades de dinâmica em grupo, como um coral formado pelas crianças que, brilhantemente, cantaram uma música em homenagem aos policiais que agradeceram emocionados pelo carinho, respeito e solidariedade.

 Mas o que é Proed?

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.

No Estado da Paraíba o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

Objetivos gerais:
1 - Envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência;
2 - Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas;
3 - Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
Objetivos específicos:
1 - Sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência;
2 - Promover o desenvolvimento de valores positivos;
3 - Fortalecer a autoestima das crianças e dos adolescentes;
4 - Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;
5 - Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.



 Benefícios do Proerd:
Os Policiais Militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadania.
A presença do Policial PROERD na escola traz segurança a toda comunidade escolar.
As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, atuam como uma vacina, para que conscientizadas, possam dizer NÃO às drogas.


Junte-se a nós e diga
Não às Drogas

Aplicação do PROERD:

O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.
O policial comparece à escola fardado, uma vez por semana, ao longo de quatro meses, acompanhado do professor da turma, para ministrar as aulas aos estudantes.
As aulas a serem ministradas estarão organizadas no livro do estudante, em 10 (dez) lições de 45 minutos.
Além do livro do estudante, quando possível, a criança recebe um “kit” de comunicação visual composto de 01 camiseta e 01 boné com a logomarca do programa, os quais serão distribuídos no dia da Formatura, juntamente com um certificado de conclusão do curso, quando o aluno formando presta o compromisso diante da Família e autoridades presentes, a resistir às drogas e à violência, celebra-se assim, a parceria entre a Escola, a Polícia Militar e a Família.


ANTER AS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS É UM COMPROMISSO DE TODOS, NA BUSCA DE UM FUTURO MELHOR PARA ELAS E DE UMA SOCIEDADE SADIA, JUSTA E FELIZ 

Onde estão regulamentadas as atividades do PROERD em nível de Paraíba?

As a.tividades do PROERD na Polícia Militar da Paraíba, estão
regulamentadas através da Lei Complementar 87 de 03 de dezembro de 2008, na letra d) do inciso III, do parágrafo único do artigo 17 in verbis:

“O Estado-Maior Estratégico será assim organizado:
III Coordenadorias d) de Combate às Drogas e à Violência  EM/4”.

Encontram-se ainda as atividades do PROERD regidas pela Resolução nº. 0006/2003-GCG datada de 27 de agosto de 2003, publicado em Boletim PM nº. 0163 de 03 de setembro de 2003. No seu artigo 1º diz in verbis:

“Aprovar, adotar e estabelecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) como a mais nova estratégia da Corporação para promover e garantir a segurança do cidadão, uma vez que foi definido como sendo de alta prioridade de parceria estratégica para ações de prevenção primária no âmbito do Sistema Nacional Antidrogas (SISNAD) e com o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares".
Nossas Crianças Longe das Drogas
e Dentro das Escolas

Veja o video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do Blog!

Atenção radialistas, jornalistas, profissionais de imprensa em geral e leitores em geral, este blog é um canal de comunicação criado pelo 14º batalhão para facilitar a divulgação dos fatos ocorridos na sua área de atuação. O intuito é tornar transparente o trabalho policial e aproximar a instituição de seu público alvo. Neste espaço poderão ser encontrados dados íntimos sobre as ocorrências policiais, assim sendo, o acesso a essas informações é aberto a todos os leitores sem qualquer mecanismo de bloqueio. O mal uso das informações contidas neste espaço é de responsabilidade daquele que utiliza a informação. O 14º Batalhão não se responsabiliza por profissionais de impressa e leitores irresponsáveis que denegrirem a imagem de cidadãos envolvidos em ocorrências. Desta feita, solicitamos que cada leitor deste blog tenha responsabilidade social e saiba utilizar as notícias que lhe são transmitidas, de maneira responsável e adequada.