Na última sexta-feira (08), o TC Dedeu, Comandante do 14º Batalhão PM, da Cidade de Sousa – PB; participou do “Programa Radar Líder” da Radio Líder FM, da “sexta redonda, com o debate sobre a violência que vem assolando a região e o país como um todo”.
Estiveram presentes, além dos comunicadores Moura Neto e Evonizio Inácio; os convidados: Drª Patrícia Fernanda (Delegacia da Mulher); Tiago Figueiroa (Acisa) e Zilmar Leandro (CDL).
A Delegada, abordou dentre outros assuntos, a questão da violência doméstica, citando a dificuldade que ainda tem das mulheres de denunciarem e levarem até o fim (judiciário), seus companheiros e agressores; tendo abordado ainda o problema da violência sexual a incapazes, em especial as crianças do sexo feminino, e que na sua grande maioria, são os próprios familiares ou pessoas mais próximas os abusadores. O Sr Tiago Figueiroa, deixou claro que a questão não é tão somente com a policia, mas que todo cidadão pode dar sua contribuição, mudando seus hábitos, não deixando juntar dinheiro em seus estabelecimentos, ficando alerta e principalmente acionando a policia ao suspeitar de algum elemento a rondar seus estabelecimentos comerciais. O Sr Zilmar Leandro, corroborou com as palavras do Sr Tiago e acrescentou que a CDL, estará a disposição para implementar um grupo para que se possa diminuir o crescente aumento da criminalidade.
Dada a palavra ao TC Dedeu, o mesmo afirmou que as ações determinadas pelo Governo nas pessoas do Sr Governador e do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, bem como do Sr Cel Euller, Comandante Geral, estão sendo implementadas, e já apresentam resultados, pois em um comparativo do primeiro trimestre de 2010 e 2011, já se observa uma substancial melhora, como podemos evidenciar, pois houve um aumento significativo de 27,3% (vinte e sete virgula três por cento); de apreensões de armas de fogo, 11 (onze) no 1º trimestre de 2010, e 14 (quatorze) no 1º trimestre de 2011. Em relação a homicídios uma diminuição de 37,5% (trinta e sete e meio por cento), tendo em vista que ocorreram 08 (oito) homicídios no 1º trimestre de 2010 e 05 (cinco) no 1º trimestre de 2011. Uma diminuição nas prisões de 26,7% (vinte e seis virgula sete por cento), tendo como base uma maior Ostensividade da Policia Militar e com isso diminuindo os delitos de menor potencial ofensivo, bem como combatendo as ocorrências de maior destaque, o que fica confirmado com o aumento de apreensões de armas e a diminuição de homicídios. Em relação ao trânsito, apesar de os acidentes com vitimas fatais terem permanecido iguais 03 (três) em 2010 e 2011 (não contando as ocorridas na BR 230; houve uma substancial diminuição no total de acidentes com vitimas, de 26,3 (vinte e seis virgula três por cento), o que demonstra por um lado uma maior conscientização dos condutores e por outro uma maior fiscalização, tendo ocorrido diversas apreensões de veículos irregulares e notificações a condutores não habilitados.
Ao termino o Comandante disse, "que a violência é real, mas com trabalho e dedicação e diuturnamente com perseverança, técnica e boa vontade; conseguiremos estancar a crescente onda de violência, pois se acabar é uma utopia, ao menos punir com rigor a quem saia do caminho da lei, bem como prevenir para que não aconteça"; e ao mesmo tempo agradeceu a todos os praças (soldados, cabos, sargentos e Subtenentes) bem como aos Oficiais sob seu comando, "sem os quais, não teria obtido esse êxito".
Finalizou, disponibilizando os dados, aos profissionais de imprensa ou a estudiosos que queiram, podem requerer através de documento, que lhe serão fornecidos, de acordo com a publicidade, reservando ao direito de negar, no que se referir a dados sigilosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário